terça-feira, 24 de setembro de 2013

Atividade 3


Recomendo aos meus colegas que assistam ao filme “Escritores da Liberdade” porque eu o considero um dos melhores filmes através do qual se pode pensar sobre o ponto de vista educacional. O filme mostra como uma professora, que trabalha em uma “zona de risco” assim como eu, pode ajudar a mudar a realidade de seus alunos para melhor. Mostra ainda como podemos - a partir da realidade do aluno e, usando os preceitos de Paulo Freire – levar nossos alunos a modificarem sua própria realidade e a vislumbrarem outras possibilidades de vida. O filme nos “ensina” a valorizarmos a trajetória de vida de cada aluno e nos motiva como educadores, por percebermos o quanto nós podemos influenciar nossos alunos com bons exemplos ou pelo menos lhes dar conforto ao nos colocamos a disposição para ouvi-los e enxergá-los como realmente são: com suas qualidades e seus defeitos; com suas virtudes e com suas fraquezas, enfim, como seres humanos que são.  

https://www.youtube.com/watch?v=_AQh_E1C15I 

Um comentário:

  1. Aline

    O registro do filme mostra o quanto esta temática é parte das tuas preocupações. Também observei como te comunicas bem através da escrita. Trabalhas com uma realidade de risco? Que diferenças ou similitudes encontra o que o filme retrata e o que efetivamente tu vives?

    As fotos não permitem saber que escola foi retratada. As fotos sem uma abordagem carecem de informação. Não sabemos se a escola é pública, se é estadual, municipal, onde se localiza. Ou seja, as fotos estão boas, mas o registro é incompleto para o leitor. Aguardo para ver o protocolo aplicado.

    No mais, registro que o Blogue está caprichado.

    Abraços,

    ResponderExcluir